domingo, 14 de setembro de 2008

LHC (acelerador de partículas) é invadindo por Hackers!

Um site associado ao LHC (Acelerador de Partículas, foi invadido por um grupo de hackers gregos, auto-denominados Equipe de Segurança Grega, com o único objetivo de mostrar a fragilidade do sistema.

Esta notícia foi informada pelo jornal britânico (Daily Telegraph), assim que o acelerador começou a circular as primeiras partículas, surgiu no site uma mensagem da "Equipe de Segurança Grega".

Segundo os responsáveis pelo sistema informático do LHC, este ato não foi perigoso ao projeto, pois não chegaram a invadir nenhum dos computadores que controlam diretamente o LHC. Os computadores que controlam a máquina ficam em uma rede completamente isolada, que não permite nenhum tipo de acesso remoto.

O site hackeado - www.cmsmon.cern.ch - já não pode ser visto pelo público e apenas um arquivo foi danificado.

O Grande Acelerador de Hadrões (partículas elementares como os prótons e os nêutrons) é resultado de quase 30 anos de trabalho e um orçamento de 8 mil milhões de euros que envolveu 6000 cientistas do mundo.

A atitude do grupo invasor pode por em risco a já abalada confiança mundial no projeto. Uma invasão deste tipo, com certeza vai abrir margens a discursos de malucos sobre o fim do mundo por causa da falta de segurança do projeto.

0 comentários: