sábado, 13 de setembro de 2008

Banda Larga por Rede Elétrica, chegando ao Brasil!

O acesso à internet em altas velocidades pela rede elétrica não é um assunto novo, algumas empresas como o Virtua e o Speedy já adotaram este recurso no Brasil, pelo que tudo indica essas empresas terão um novo competidor, AES Eletropaulo Telecom prepara a oferta de banda larga pela rede elétrica em São Paulo para usuários residenciais.
A chegada da tecnologia como alternativa para cabos, satélites ou fios de cobre parece, no entanto, só uma questão de tempo.

A velocidade é equivalente ao serviço de cabo e um pouco mais rápida do que no tradicional DSL, garante Tim Barhorst, entusiasta da tecnologia. Mas a velocidade não é assíncrona, o que significa que você tem o mesmo desempenho recebendo ou enviando dados.

Além disso esses serviços podem incluir telefonia, vigilância de segurança, telemedicina, acompanhamento pessoal para idosos, IPTV, entre muitos outros. As concessionárias de energia, via as suas subsidiárias de Telecom, estão na posição exata para criar esse modelo de negócios.

Ainda não está claro sobre como essa oferta vai ser levada ao mercado. É possível que o modelo de cobrança seja o mesmo de eletricidade - em que o usuário paga pela média de uso - em vez do modelo atual que prevê a contratação de uma determinada velocidade.

Estima que existe cerca de 150 mil usuários da tecnologia nos Estados Unidos, e que nos próximos 5 anos esse número deve subir para 2,5 milhões, especialmente em áreas rurais nas quais o cabo ou o DSL não chegam.

0 comentários: